sexta-feira, 25 de junho de 2010

EVENTO CMI: "Construindo Estratégias para a Prevenção e Enfrentamento à Violação dos Direitos da Pessoa Idosa"




Foi realizado no dia 16 de junho de 2010, evento em alusão Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra à Pessoa Idosa numa ação conjunta do CMI (Conselho Municipal do Idoso – Fpolis) e CIAPREVI (Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa)

O eixo central da discussão trazida neste evento que fez parte da mesa redonda foi gerar um debate para promover a denúncia, como forma de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, bem como a apresentação de serviços prestados á este segmento.
“Vivemos em um país violento, principalmente, contra a pessoa idosa. E o pior é a violência silenciosa que ocorre com a proteção das paredes dos lares. Isso é inadmissível”, explicou Aderbal Humphreys, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis – CMI.
Discursaram na cerimônia de abertura: Aderbal Humphreys, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis; Nelson Rebelo, Coordenador do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI; Hélio Abreu Filho, Secretário Adjunto de Assistência Social; Maria Aparecida Nunes, Chefe de Departamento de Mobilização Comunitária da SEMAS; Idelvani Gonçalves Lima, representante do Conselho Estadual do Idoso; Vera Lúcia Araújo, Presidente da Fundação Nacional de Gerontologia; Kátia Macedo, NUPREV.
O Secretário Adjunto da SEMAS, propôs um desafio a todos os presentes: “repensar a forma de agir para reordenar as ações. E trabalhar em conjunto, pois só na troca de relações é que avançamos”. O Secretário explicou ainda que desta reunião pretende identificar indicativos para aplicar em futuras ações.
A mesa redonda foi composta pelas autoridades: Alexandre Abreu, Promotor de Justiça; Márcia Palumbo, Conselheira do CMI; Rita Nunes, Supervisora Técnica do CIAPREVI; Ruth Henn, Delegada; e Marlene Gaia, Assessora Jurídica da Delegacia da Criança.

O debate teve início às 14h30. E representantes dos grupos de idosos, das instituições, conselheiros do CMI e profissionais envolvidas desta área do idoso, pela qual possibilitou debate qualificado acerca das ações governamentais de prevenção e violência contra o idoso.