sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS EM FLORIANÓPOLIS - IFESC

Para quem estiver interessado, às inscrições deve ser feitas até o dia 29 de agosto de 2010, como consta no Edital.
O Curso CUIDADOR DE IDOSOS possui duração de um (01) semestre e carga horária de 200 horas. Destina-se a candidatos que possuam apenas o Ensino Fundamental completo e com idade igual ou superior a 21 anos. O curso será desenvolvido no campus Florianópolis com as aulas teórico/práticas. Ao concluir o curso o aluno receberá o Certificado de Curso de CUIDADOR DE IDOSOS. O curso é gratuito.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:
a) Acessar o endereço eletrônico http://ingresso.ifsc.edu.br/, no período de 17 de agosto de 2010 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 29 de agosto de 2010.
b) Preencher a ficha de inscrição e questionário sócio-econômico.
c) Enviar os dados via internet;

O candidato terá direito a apenas uma inscrição. Caso o candidato tenha realizado mais de uma inscrição será considerada como válida a última inscrição.

As aulas serão ministradas, no campus Florianópolis no seguinte endereço:

Avenida Mauro Ramos, 950, Centro, Florianópolis – SC
Fone: (48) 3221-0579

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CONSELHEIRA DO CMI FALA DE SUA VIVÊNCIA NO CONSELHO EM SEMINÁRIO REALIZADO PELA UNISUL

A Conselheira representante da APAS - Associação dos Aposentados do Sistema FIESC e ex-presidente do CMI Rosarita Maria F. Bousfield foi convidada para ministrar palestra no Seminário: "Participação e Controle Social no âmbito das Políticas Públicas" realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina no dia 22 de junho de 2010, ás 14:00 horas.

O objetivo do seminário foi de proporcionar conhecimento e o debate com os participantes para atuarem em espaços sociais. Participaram deste debate também a Professora Andréia de Oliveira, da Universidade de Brasilia - UNB e a assistente social Maria Fomentin, da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina - ANG/SC.

O CMI para a Conselheira Rosarita, "fez parte de seu aprendizado e de sua historia de vida". Cuja experiência foi relatada neste evento, Rosarita compartilhou seu conhecimento no âmbito dos direitos da pessoa idosa, sua participação para a defesa do mesmo é puramente o “exercício de cidadania que nós devemos ter”.




terça-feira, 3 de agosto de 2010

NÚCLEO DE ESTUDOS DA TERCEIRA IDADE DA UFSC ABRE INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES OFERECIDAS A PARTIR DE AGOSTO
São oferecidos cursos de línguas, grupos de encontro, oficina de teatro e curso de monitores, para capacitar pessoas com mais de 50 anos a atuarem na comunidade

A população idosa brasileira dobrou nos últimos 50 anos, passando de 4% em 1940 para 8,6% em 2000.
Segundo projeções, esse contingente poderá representar 15% no ano 2020, semelhante ao que acontece atualmente nos países desenvolvidos. Em Santa Catarina, dados do IBGE e do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus 2009) mostram que a população idosa já representa 10%, com um total de 633.510 pessoas.

“A população brasileira transformou-se de jovem para adulta e tende ao envelhecimento rápido nos próximos 20 anos”, confirma a coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira da UFSC, Ângela Maria Alvarez, professora do Departamento de Enfermagem.

Ângela lembra que apesar de ser um ganho para a humanidade, a expectativa de vida também acarreta problemas complexos para áreas sociais e de saúde. A sociedade se vê diante de um contingente de pessoas suscetíveis a doenças crônico-degenerativas e a problemas socioeconômicos, que contribuem para aumentar o risco de dependência física e social.

“Esse rápido crescimento exige políticas de atenção aos idosos”, considera a coordenadora. Por meio do NETI, lembra, a UFSC busca colaborar com a qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos, oferecendo uma série de atividades. Entre elas, o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, que qualifica pessoas idosas para atuarem como voluntários nas comunidades da Grande Florianópolis. Desde 1991, mais de 800 alunos (em 35 turmas) se formaram e, destes, cerca de 40% estão trabalhando em creches, asilos e em projetos sociais mantidos pelo Estado e prefeituras.

“Assim estes idosos mediam o seu processo de envelhecimento, crescem e superam os preconceitos”, destaca a supervisora do curso, Maria Cecília Godtsfreidt. Segundo ela, cerca de 40 pessoas são formadas a cada semestre.
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, no próprio núcleo. As aulas serão às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, em salas do Centro Sócio-econômico (CSE). No dia 10 de agosto, haverá a aula inaugural e uma exposição de trabalhos dos gestores na Reitoria da UFSC.

Outras atividades com inscrições abertas no Núcleo de Estudos da Terceira Idade:
Grupo de Encontro, Conversação Espanhol, Oficina de Teatro, Esperanto, Curso de Leitura e Escrita.


Mais informações fale com o NETI: 3721-9445 e 3721-9909
Escrito por: Arley Reis