segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FRALDAS GERIÁTRICAS E REMÉDIOS PARA ASMA E RINITE SÃO INCLUÍDOS NO FARMÁCIA POPULAR

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta quarta-feira novos medicamentos incluídos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, bancado pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias.
Entre os produtos da nova lista estão fraldas geriátricas e mais nove medicamentos indicados para asma, rinite, Parkinson, osteoporose, glaucoma e hipertensão (veja lista abaixo). No programa, os remédios são vendidos nas farmácias por preços até um décimo do valor de mercado. O investimento na ampliação da lista foi de R$ 267 milhões, segundo o ministério.
Mais de 13 mil farmácias participam do Aqui Tem Farmácia Popular em diversas cidades do país. Para comprar os remédios subsidiados, é necessário apresentar CPF, documento com foto e receita médica. Os remédios do programa também são distribuídos nas farmácias básicas do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o ministério, as indicações dos medicamentos incluídos no programa são as que mais afetam os brasileiros. A asma atinge entre 10% e 20% da população; a rinite alérgica, 26% das crianças de seis a sete anos e 30% dos adolescentes de 13 a 14 anos.
Parkinson, glaucoma, osteoporose e incontinências urinária e fecal são doenças que atingem mais a população idosa, e tendem a aumentar junto com o crescimento da expectativa de vida no país. Cada pessoa poderá comprar 40 fraldas geriátricas a cada dez dias pelo programa.

Fonte: www1.folha.uol.com.br