sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PLENÁRIA DO CMI: APRESENTAÇÃO DE DADOS DO CENSO DE 2010

O Conselheiro Aderbal Humpreys, representante da Pastoral da Pessoa Idosa, no dia 10 de fevereiro de 2011 fez a abertura da primeira plenária do ano com contribuições referentes ao crescimento populacional, desafios e expectativas dos anos que se seguem.

Nesta apresentação o Conselheiro expõe uma preocupação com o rumo do país, segundo Sr. Aderbal "esses números dão uma clara dimensão da reflexão necessária e das medidas que já devem ser tomadas por governos, sociedades, empresas e pessoas para que possam enfrentar, na hora certa, o que a nova realidade vai impor".

Conclui sua apresentação afirmando que "a sociedade e as pessoas precisam se preparar para que haja uma convivência saudável, positiva e harmônica entre gerações cujos integrantes estarão em idades distantes e em estágios de capacidade produtiva e de sabedoria muito distantes".

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a expectativa de vida no País aumentou cerca de três anos entre 1999 e 2009. A nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos.

Entre as mulheres são registradas as menores taxas de mortalidade. Elas representam 55,8% das pessoas com mais de 60 anos. No período avaliado, a expectativa de vida feminina passou de 73,9 anos para 77 anos. Entre os homens, passou de de 66,3 anos para 69,4 anos.