A celebração do Dia do Idoso foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem como objetivo refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Até o ano de 2006 esta data era celebrada no dia 27 de setembro, mas em decorrência desta celebração em outros países acontecer no dia 01 de outubro, no Brasil foi promulgada a Lei nº 11.433/06 que instituiu o dia 1º de outubro - Dia Internacional do Idoso.
No dia 29 de setembro, quarta-feira as atividades dedicadas ao idoso tiveram o apoio da Yogashala, Mima Shiatsu e Centro de Dança Laura Flores, que ofereceram ao público atividades fisicas como yoga, ginástica e dança.
Neste evento foram distribuidos informativos sobre alguns dos direitos previstos no Estatuto do Idoso, assim como uma relação de serviços disponiblizados aos idosos no múnicipio de Florianópolis.
Na sexta-feira, no Dia Internacional do Idoso - 1º de Outubro, o CMI realizou um Culto Ecumênico que ocorreu no Templo Ecumênico da UFSC. O Culto foi abrilhantado pelo Grupo de Canto do CENETI. Cerca de 80 pessoas participaram deste congraçamento, para celebrar o dia dedicado à pessoa idosa.