quarta-feira, 28 de julho de 2010

NA ÚLTIMA PLENÁRIA, REALIZADA NO MÊS DE JULHO A CONSELHEIRA JÚLIA VOLPONI APRESENTOU VISITA EM SP

Entre os dias 15 a 18 de abril de 2010 aconteceu a Rea Tech – IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, inclusão e acessibilidade em São Paulo, no Centro de Convenções Imigrantes, e a conselheira Júlia Tabarin Volponi foi visitar representando o Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis. Esta é a maior feira de reabilitação, inclusão e acessibilidade da América Latina realizada anualmente. Reuniu cerca de 170 estandes com pelo menos 270 expositores oferecendo no total mais de 1500 itens novos e com tecnologia de última geração. Concomitantemente a Rea Tech aconteciam seminários, congresso e palestras em que os visitantes podiam prestigiar. A organização e planejamento do evento para receber pessoas com qualquer necessidade especial eram de invejar e a programação das apresentações oferecidas preenchiam cada hora da visita à feira.
Vale a pena conferir mais detalhes no site: http://www.reatech.tmp.br/ .
A agenda para 2011 já está marcada para os dias 14 a 17 de abril no mesmo local.


A conselheira Júlia Tabarin Volponi participou da visita das Caritas Cubanas no Programa Acompanhantes de Idosos – PAI, na mesma visita à São Paulo. O objetivo era trazer a experiência para Florianópolis e discutir com o Conselho Municipal do Idoso a possibilidade de propor para os governantes.

Informações sobre o Programa de Acompanhantes para Idosos:
O projeto foi criado em 2004 e chamava-se "Anjos Urbanos". Os bairros Sé e Santana na Capital foram os projetos pilotos e hoje chama-se PAI. Os objetivos do Programa são:

o Oferecer acompanhamento domiciliar e apoio às atividades de vida diária desenvolvendo ações de cuidado e suporte aos familiares e/ou cuidadores
o Promoção da autonomia e independência
o Melhoria da qualidade de vida
o Integração social
o Ampliação do acesso aos serviços de saúde
o Evitar institucionalização
o Avaliar resultados para estabelecimento de política pública


A preocupação principal é reforçar a autonomia e independência dos participantes como parte do processo de melhoria da qualidade de vida e saúde.
Público Alvo: Pessoas com 60 anos ou mais,Insuficiência de suporte familiar e social, Risco de institucionalização.
Atualmente são: 14 equipes – 14 bairros distribuídos pelas 5 regiões de SP, 1600 idosos atendidos, 3500 idosos na lista de espera registrada pelos bairros.
O Financiamento e Coordenação geral: Secretaria Municipal da Saúde
Parceria e Prestação de Serviço: Associação Saúde da Família e Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.
Atribuições do Acompanhante: Incentivo a autonomia, auxílio no preparo das refeições, apoio emocional, auxílio na marcação de consulta e levar ao médico, ajuda para sair de casa, usar o transporte urbano, auxílio uso da medicação, auxílio higiene da casa, orientação quanto a higiene bucal e pessoal.
A equipe tem sede na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro ou URSI ( Unidade de Referência em Saúde do Idoso).
Os idosos chegam ao PAI através do PSF ou procura espontânea.
Não é requisito ser de baixa renda para ser atendido, pois segue as diretrizes do SUS.
Escrito por: Conselheira Júlia T. Volponi

Nenhum comentário:

Postar um comentário